PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Senador dos EUA, Bernie Sanders assina carta em apoio a Lula

Documento diz que o petista é alvo de julgamento "político"

26 jul 2018 - 14h21
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador norte-americano Bernie Sanders, pré-candidato à Casa Branca em 2016, assinou uma carta, ao lado de 28 parlamentares do Partido Democrata, em solidariedade a Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O documento foi revelado pela "Folha de S. Paulo" e afirma que o líder petista é alvo de "acusações não comprovadas" e de um julgamento "altamente questionável e politizado". Além disso, denuncia a "intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil".

Senador Bernie Sanders foi pré-candidato à Casa Branca em 2016
Senador Bernie Sanders foi pré-candidato à Casa Branca em 2016
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Sanders e os outros 28 congressistas, segundo a "Folha", dizem que Lula deve responder em liberdade e que a "luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente de eleições".

A carta também cita o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e diz que há evidências "críveis" do envolvimento de "membros das forças de segurança do Estado" no crime. Os dois casos são tratados como exemplos da "ameaça à democracia" no Brasil.

Lula está preso desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no "caso triplex".

Veja também:

Santiago produz murais acessíveis para deficientes visuais :
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade