PUBLICIDADE

Barack Obama

Povoado de origem de Obama espera ansioso por resultado da eleição

6 nov 2012 - 12h44
(atualizado às 13h32)
Compartilhar

Em quatro anos, Kogelo, a cidade da família paterna de Barack Obama, mudou radicalmente de aspecto desde 2008, e a noite desta terça-feira promete ser longa para seus habitantes, que vão acompanhar ansiosos a eleição nos Estados Unidos para ver qual será o destino de seu ídolo americano.

Moradores da cidade do Quênia apoiam o atual presidente
Moradores da cidade do Quênia apoiam o atual presidente
Foto: Reuters

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Já na estrada que leva a Kogelo, que se encontra em meio a colinas e a 60 km do lago Victoria, uma placa convida as pessoas a ir ao Kogelo Village Resort, um dos principais hotéis do povoado, que vai transmitir ao vivo a noitada eleitoral. "Vejam a eleição presidencial de 2012 num telão", afirma a propaganda.

Apesar de a entrada mais barata custar cerca de US$ 12 - ou seja, o salário de um jornaleiro em uma semana -, muita gente está disposta a assistir à transmissão ao vivo das eleições. "Vou ver as eleições durante toda a noite", afirma Mary Manyala Ohito, funcionária do setor sanitário. "Custa caro, mas vale a pena", acrescenta.

Também haverá um telão no pátio de uma escola próxima, mas poucos moradores terão acesso a essa transmissão. "Houve muitas mudanças no povoado", afirma Dorothy Babu, que dirige o Kogelo Village Resort. "Agora temos água, eletricidade e um posto da polícia", explica. Mary Manyala Ohito também assinala a recente chegada ao povoado de moto-táxis e acha que o serviço médico melhorou.

No entanto, o aumento do número de turistas foi inferior ao que se previa em 2008. É difícil ver a pessoa mais popular do povoado, Sarah Obama, de 90 anos e terceira esposa do avô de Barack Obama, e não há muito mais coisas para visitar, enfatiza Babu. Apesar de não ter nenhum vínculo biológico com ela, o atual presidente americano afirmou que considera Sarah Obama como sua avó.

Por questões de segurança, Sarah Obama permanece fechada em sua casa, vigiada dia e noite pela polícia, e é impossível ter contado com ela. "Estaremos em família, vendo todos juntos as eleições até que sejam anunciados os resultados", afirmou Said Hussein Obama, um tio de Barack. "Torcemos para que ele vença", acrescentou.

Há quatro anos, os amigos e parentes da família Obama em Kogelo receberam com cantos e danças sua eleição como primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e o governo queniano declarou o dia feriado para celebrar o histórico evento. "Isso mudará muitas vidas, não apenas aqui, mas em todo o mundo", afirmou Sarah Obama, depois da eleição em 2008.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade