PUBLICIDADE

Barack Obama

Cidade de antepassado de Obama na Irlanda torce por sua reeleição

4 nov 2012 - 15h24
(atualizado às 18h16)
Compartilhar

Para muitos moradores de Moneygall, pequena cidade irlandesa onde viveu um dos antepassados de Barack Obama, a reeleição do presidente americano não é apenas um desejo, mas uma necessidade.

É que as horas que "O''Bama", como o chamam alguns, e sua esposa passaram ali, em maio de 2011, durante um giro pela Europa, mudaram suas vidas.

Ônibus lotados de turistas passam por esta aldeia de 350 habitantes, a 130 km de Dublin, para ver a casa do tataratataravô de Obama, Falmouth Kearney, um filho de sapateiro que partiu para o Novo Mundo em 1850. Ao visitar o local, eles bebem cerveja no bar onde o homem mais poderoso do planeta parou para degustar uma Guinness, pagando uma rodada para os sortudos que estavam ali.

Na noite de terça-feira, os moradores de Moneygall se reunirão neste mesmo bar para acompanhar as eleições americanas pela TV, com a esperança de que Obama seja reeleito para o segundo mandato.

O bar já está decorado com bandeirinhas americanas e a TV exibe à exaustão um filme sobre sua visita. "Fiquei surpreso ao ver a quantidade de irlandeses que vinham aqui para ver como isto aqui era. Deu um verdadeiro impulso aos negócios", explica o gerente, Ollie Hayes, que, aproveitando a oportunidade, prolongou o horário de funcionamento.

Henry Healy, primo distante de Obama que o acolheu durante sua visita no ano passado, confirma: a chegada do parente ilustre deu a Moneygall "energia extra". "Não é apenas uma história comercial", afirma, mas uma maneira de ver a vida. A visita do presidente permitiu "retomar o espírito da comunidade que tinha se perdido na época do Tigre Celta", apelido da Irlanda antes de sua economia florescente afundar na crise de 2008. "Queremos que Obama continue na Casa Branca e talvez que volte aqui se for reeleito", acrescentou Henry Healy.

Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade