PUBLICIDADE

Estados Unidos

Congresso dos EUA terá pelo menos 41 latinos

Número ainda pode aumentar até fim da apuração

8 nov 2018 - 14h01
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de congressistas de origem latina no Parlamento norte-americano chegará a pelo menos 41 após as eleições de meio de mandato no país. A quantidade anda pode aumentar, já que dois distritos ainda não contabilizaram todos os votos.

Dos 44 candidatos latinos do Partido Democrata, 33 se elegeram. Entre os republicanos, o número de eleitos é de seis, dos 15 que tentaram uma vaga. Os vencedores se juntarão aos senadores Catherine Cortez Masto (democrata do estado de Nevada) e Marco Rubyo (republicano pela Flórida), que não concorreram nesta eleições por ainda cumprirem seus mandatos.

Entre o eleitos, destaca-se a porto-riquenha Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata de Nova York
Entre o eleitos, destaca-se a porto-riquenha Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata de Nova York
Foto: EPA / Ansa

Entre o eleitos, destaca-se a porto-riquenha Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata de Nova York, a mais jovem deputada eleita na história do país, aos 29 anos. Na Flórida, que tem 70% da população de origem latina, a democrata Debbie Mucarsel-Powell foi eleita e será a primeira equatoriana a ocupar um assento na Câmara dos Deputados norte-americana.

Do lado republicano, o número de representantes latinos caiu de oito para são seis. Cinco deles foram reeleitos, sendo que o deputado Jaime Hererra-Beutler ainda tem chances de reeleição em Washington. A população latina é a maior minoria étnica dos Estados Unidos, representando 18% da população.

Veja também:

Por que as eleições legislativas dos EUA deste ano são tão importantes:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade