Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Com ventos de 140 km/h, Irene chega à Carolina do Norte

27 ago 2011 - 09h00
(atualizado às 09h45)
Compartilhar

O furacão Irene atingiu o Estado norte-americano da Carolina do Norte com fortes chuvas e ventos neste sábado, trilhando um caminho que ameaça a densamente povoada região da costa leste dos Estados Unidos com enchentes e falta de energia. O olho da tempestade cruzou a costa da Carolina do Norte perto de Cape Lookout por volta das 7h30 horário local (8h30 horário de Brasília), afirmaram meteorologistas do US National Hurricane Center.

Imagem de satélite fornecida pela Nasa mostra o furacão Irene aproximando-se a costa americana, no Estado da Carolina do Norte
Imagem de satélite fornecida pela Nasa mostra o furacão Irene aproximando-se a costa americana, no Estado da Carolina do Norte
Foto: AFP

O Irene está percorrendo uma rota sentido norte-nordeste ao longo da costa norte-americana e deve continuar sendo considerado um furacão enquanto atinge Estados do país na noite deste sábado e também no domingo. Com ventos de 140 quilômetros por hora, Irene enfraqueceu para um furacão de categoria 1 na escala de intensidade de 1 a 5 de Saffir-Simpson. Apesar disso, meteorologistas alertam que o fenômeno continua sendo uma tempestade grande e perigosa. A prefeitura de Nova York decretou retirada de moradores em escala sem precedentes enquanto Estados desde as Carolinas ao Maine declararam estado de emergência por causa do furacão, cuja largura de 960 km ameaça uma região habitada por dezenas de milhões de pessoas.

No início do dia, na costa da Carolina do Norte, os ventos cortaram linhas de energia e derrubaram árvores, enquanto a chuva caía com força inundando algumas ruas. Na cidade portuária de Wilmington, na Carolina do Norte, as ruas estavam vazias e o ar estava tomado pelo som de pinheiros sendo quebrados pela força dos ventos. Um homem não identificado na região de Wilmington foi levado pelas águas e pode ter se afogado, afirmaram membros de equipes de emergência. A Progress Energy, empresa de eletricidade local, projetou que 125 mil clientes na costa da Carolina do Norte estão sem energia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra