PUBLICIDADE

Mundo

'Esmoleiro' do Papa apela para conventos abrigarem refugiados

Grupo com 33 chegou em Fiumicino após deixar a ilha de Lesbos

4 dez 2019 - 08h02
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O esmoleiro do Papa Francisco, o cardeal Konrad Krajewski, fez um apelo na manhã desta quarta-feira (4) para que os conventos e mosteiros da Itália abram suas portas para abrigarem um grupo de refugiados recém-chegado da ilha de Lesbos, na Grécia. "Dirijo-me aos cardeais, bispos, presbíteros e religiosos: vamos, começando por mim, abrir nossos canônicos, conventos, mosteiros para abrigar ao menos uma família dos campos de refugiados de Lesbos, para poder esvaziá-los", pediu.

'Esmoleiro' do Papa apela para conventos abrigarem refugiados
'Esmoleiro' do Papa apela para conventos abrigarem refugiados
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O apelo foi feito durante a recepção de 33 refugiados que chegaram a Fiumicino através de um corredor humanitário.

    Krajewski viajou para a ilha de Lesbos na última segunda-feira (2) para buscar o grupo que solicita asilo político. Outras 10 pessoas chegarão até o final do ano. A assistência aos refugiados será prestada pela Santa Sé e pela Comunidade de Sant'Egidio, de acordo com comunicado.

    "Em maio, haviam 7 mil pessoas nos campos. Hoje existem mais de 15 mil com 800 crianças desacompanhadas. Não há esperança para elas hoje", explicou o esmoleiro. Segundo Krajewski, todos "vivem em desconforto e em condições dramáticas. Um problema e uma vergonha para a Europa". "O Papa se preocupa com tudo isso porque ele é o evangelho puro. O próximo é o próprio Jesus". A acolhida do grupo de refugiados foi possível após um intenso período de negociações e depois da aprovação definitiva do Ministério do Interior da Itália para realizar a operação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade