Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eslovacos se manifestam contra medidas do governo que consideram prejudiciais ao estado de direito

16 dez 2025 - 17h33
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas participaram de manifestações em toda a Eslováquia nesta terça-feira para protestar contra mudanças no sistema judicial que, segundo políticos e críticos da oposição, estão destruindo o estado de direito no país-membro da União Europeia, informou a mídia eslovaca.

Os manifestantes ocuparam grande parte de uma praça central na capital Bratislava, e houve protestos em outras oito cidades.

O maior partido de oposição, o Eslováquia Progressista, convocou o protesto depois que o governo nacionalista de esquerda do primeiro-ministro Robert Fico fez aprovar no Parlamento, na semana passada, mudanças legislativas que desmantelaram a agência de proteção a delatores e mudaram a forma como o Estado lida com os colaboradores da Justiça.

"Eles usaram uma motosserra para cortar o estado de direito", disse Michal Simecka, líder do Eslováquia Progressista, à multidão em Bratislava, de acordo com vídeo ao vivo exibido na internet.

As pessoas carregavam bandeiras da Eslováquia e da União Europeia e slogans como "O governo de Fico está ajudando a máfia" e gritavam "Chega de Fico" e "Vergonha!".

O governo Fico argumenta que a antiga agência de denúncias sofreu abusos políticos. O governo também enfraqueceu os códigos penais para crimes financeiros, reformulou a emissora pública e promoveu mudanças constitucionais que afirmam a soberania nacional sobre algumas leis da UE, o que aumentou o escrutínio da Comissão Europeia.

O governo Fico tem enfrentado vários grandes protestos desde que chegou ao poder em 2023, e a manifestação desta terça-feira foi uma das maiores desde fevereiro passado, quando dezenas de milhares de pessoas se manifestaram contra o que os críticos dizem ser uma mudança na política externa que está aproximando o país da Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade