PUBLICIDADE

Mundo

'Escapei por pouco de estar entre as vítimas'

22 mar 2016 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários
Em entrevista à BBC Brasil, espanhola Beatriz Peón conta que perdeu metrô que foi alvo de atentado em Bruxelas; ela relatou momentos de desespero e pânico
Em entrevista à BBC Brasil, espanhola Beatriz Peón conta que perdeu metrô que foi alvo de atentado em Bruxelas; ela relatou momentos de desespero e pânico
Foto: (EBA / BBC News Brasil

A espanhola Beatriz Péon, de 25 anos, escapou por pouco de estar entre as vítimas do atentado contra o metrô de Bruxelas, na manhã desta terça-feira, que matou pelo menos 20 pessoas.

Uma série de explosões atingiu o aeroporto e o metrô da capital belga, deixando mais de 30 mortos e dezenas de feridos. O ataque ocorreu quatro dias depois da prisão de Salah Abdeslam, principal suspeito pelos ataques de Paris em novembro. Abdeslam foi preso em Bruxelas.

Em entrevista à BBC Brasil, ela conta que estava a caminho do trabalho quando perdeu o trem que, minutos depois, viria a ser alvo do ataque. Beatriz decidiu embarcar no seguinte.

"O trem parou no túnel. Anunciaram no alto-falante que tinha havido um acidente na linha. Ficamos parados por quase dez minutos. As pessoas começaram a ficar nervosas e outras começaram a chorar", lembra ela.

"A condutora do trem atravessou todos os vagões até chegar ao último, onde eu estava, e tentou abrir a porta. Quando viram o que estavam acontecendo, todos os passageiros começaram a correr até o último vagão e conseguiram abrir a porta. Todo mundo começou a sair. Tudo estava escuro e havia muita poeira. Andamos no meio dos trilhos", completa.

Leia abaixo o relato completo.

"Sou natural de Madri, na Espanha, e moro há três anos e meio em Bruxelas, na Bélgica. Estava a caminho do trabalho na manhã desta terça-feira quandoduas coincidências enormes aconteceram comigo .

Em primeiro lugar, perdi o trem que viria a ser alvo de um atentado minutos depois . Em segundo, decidi embarcar no último vagão do próximo trem.

Na metade do trajeto entre as estações Arts-Loi e Maelbeek (local do atentado), o metrô parou. Anunciaram no auto-falante em holandês, francês e inglêsque havia ocorrido um incidente na linha e que estavam trabalhando para solucioná-lo o mais rápido possível .

Ficamos parados por quase dez minutos. Os passageiros estavam grudados nos celulares, e,depois de alguns minutos, começaram a ficar muito nervosos enquanto outros começaram a chorar.

Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBC News Brasil

A condutora do trem atravessou os vagões até chegar ao último, onde eu estava, e começou a tentar abrir a porta. Quando se deram conta disso, os passageiros dos outros vagões começaram a correr em direção aonde eu estava. Conseguiram abrir a porta e todo mundo começou a sair. Os passageiros que vinham em direção ao último vagão começaram a se empurrar e a pular por cima dos assentos.

Uma mulher mais velha estava tendo o que parecia ser um ataque de ansiedade, enquanto outros gritavam para que parassem de empurrar e fossem civilizados.

Percebi que precisava sair. Tudo estava escuro e havia muita fumaça e poeir a. Alguns passageiros haviam permanecido dentro do trem para ajudar a gente a sair do vagão em direção aos trilhos.

Vi um idoso pulando para fora do vagão. Ele quase caiu no chão.Os voluntáriosárabes, na maioriatentavam tirar as pessoas do trem . Começamos a caminhar pelos trilhos de volta à estação de Arts-Loi. Ouvi barulhos muito fortes em cima da minha cabeça. Me assustei ao pensar que poderiam estar ocorrendo explosões na estação de Arts-Loi.

Havia funcionários do metrô caminhando conosco com lanternas e alto-falantes, pedindo que caminhássemos pelo centro dos trilhos. Ao chegar à estação de Arts-Loi,tudo estava deserto . Escutei pelo sistema de som que a estação estava fechada por ordem policial.

Subi as escadas e encontrei um policial cercado por dez a quinze passageiros que haviam chegado antes de mim. O policial explicava que havia ocorrido uma explosão, mas não disse onde, e que a estação onde estávamos estava segura.

Perguntei a ele se eu podia sair e ele disse que não, que não era seguro e teríamos de permanecer ali dentro. Poucos minutos depois, um soldado desceu correndo as escadas do lado oposto da estação gritando para que todo mundo saísse.Eu e o resto das pessoas saímos correndo pelas escadas pelas quais o soldado havia descido.

Os arredores da estação estavam bloqueados com cordão de isolamento. Saí correndo e passei pela estação de Maelbeek (onde houve a explosão) e vi polícia, um carro de bombeiros e muita fumaça e poeira. Fiquei feliz de não ter visto ambulâncias porque me fez pensar que não houve feridos, mas apenas danos materiais.

Finalmente cheguei ao trabalho, onde duas colegas estavam chorando e correram para me abraçar quando entrei. Então, me dei conta do que havia acontecido e caí em prantos ."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade