PUBLICIDADE

Erdogan ordena investigação sobre queda da lira turca

27 nov 2021 13h15
ver comentários
Publicidade

O presidente turco, Tayyip Erdogan, ordenou uma investigação sobre a possível manipulação da moeda depois que a lira caiu drasticamente para uma baixa recorde em relação ao dólar nesta semana, informou a agência de notícias Anadolu neste sábado.

Segundo a agência, Erdogan incumbiu o Conselho de Supervisão do Estado, uma agência de auditoria subordinada à presidência, de identificar as instituições que compraram grandes quantidades de moeda estrangeira e determinar se alguma manipulação ocorreu.

A lira despencou para mínimas históricas nesta semana depois que Erdogan se comprometeu a manter uma política de flexibilização das taxas de juros. A moeda perdeu cerca de 45% do seu valor neste ano, com cerca de metade da baixa sendo registrada nas últimas duas semanas.

A moeda caiu até 13,45 por dólar na terça-feira, na sequência de um discurso em que Erdogan defendeu a decisão do banco central do país de reduzir sua taxa básica de juros para 15%, apesar da inflação de 20%.

Durante o discurso, ele disse que a Turquia está travando uma "guerra econômica de independência" e não cederá à pressão para mudar de rumo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade