Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Equador diz que afundamento de embarcações pelos EUA fazia parte de investigação conjunta contra tráfico de drogas

4 set 2026 - 20h58
(atualizado às 21h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Equador defendeu a ação dos EUA que interceptou e afundou três embarcações locais suspeitas de apoiar o narcotráfico da gangue Los Choneros no Pacífico. Segundo Quito e Washington, os barcos serviam como pontos de reabastecimento para o transporte de drogas. Por outro lado, familiares dos tripulantes resgatados contestam a versão oficial, afirmando que os homens eram apenas pescadores que trabalhavam em águas equatorianas e acusando os EUA de arbitrariedade e violação de direitos humanos.

O Equador defendeu nesta sexta-feira ‌as operações dos EUA que interceptaram e afundaram três embarcações equatorianas nesta semana, enquanto parentes de alguns tripulantes afirmaram que os homens eram pescadores e acusaram Washington de agir sem provas.

 O episódio é o mais recente de uma campanha cada vez mais ampla ⁠dos EUA contra o tráfico marítimo de drogas no Pacífico oriental, ‌que tem gerado críticas de grupos de direitos humanos e preocupação na América Latina quanto ao uso de força letal ‌no mar.

Os familiares contestaram a versão oficial. ‌A esposa de um tripulante, que se identificou como ⁠Rosalba, de 47 anos, sem revelar o sobrenome, disse por telefone que os homens estavam pescando quando foram abordados e que nenhuma droga foi encontrada.

"Não entendo por que o governo dos EUA tem que agir de forma tão arbitrária", disse ela, acusando-o ‌de violar os direitos humanos dos pescadores.

Ela afirmou que a embarcação ‌transportava apenas peixes e ⁠alegou que foi ⁠atingida em águas equatorianas, e não internacionais. A Reuters não conseguiu verificar de ⁠forma independente a versão dela.

O ‌governo do Equador afirmou ‌que a operação foi resultado de investigações conjuntas com Washington, visando a logística do contrabando de drogas ligada a gangues criminosas.

 "Este é um trabalho realizado por meio da cooperação internacional", ⁠disse o ministro do Interior, John Reimberg, à emissora Teleamazonas, acrescentando que as embarcações serviam como pontos flutuantes de reabastecimento que ajudavam lanchas a transportar drogas para o norte, em direção ao México e aos Estados Unidos.

 O ‌Comando Sul dos EUA afirmou que as embarcações afundadas nesta semana estavam sendo usadas como postos de reabastecimento para o tráfico ⁠de drogas e disse que elas estavam ligadas à gangue Los Choneros. Um vídeo divulgado pelos militares mostrou imagens em preto e branco de agentes se aproximando e abordando uma embarcação antes de ela ser explodida no mar. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a data e o local das imagens.

A Marinha do Equador informou que 28 tripulantes de duas embarcações — nove do Conquista 2 e 19 do OM2 — chegaram a Manta às 15h (horário local), a bordo de uma embarcação da guarda costeira. Outros oito tripulantes do Conquista 2 ainda estavam retornando ao porto a bordo de outra embarcação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra