PUBLICIDADE

Mundo

Embaixador russo voltará a Washington na próxima semana

Retorno já é resultado do encontro entre presidentes na Suíça

17 jun 2021 - 11h53
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, voltará para Washington na próxima semana, como um primeiro resultado evidente do encontro entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin.

Putin e Biden acertaram o retorno dos respectivos embaixadores para Rússia e EUA
Putin e Biden acertaram o retorno dos respectivos embaixadores para Rússia e EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A informação foi confirmada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (17) à agência de notícias estatal "Tass".

Durante a entrevista, a representante afirmou que a pasta "está trabalhando ativamente" para resolver os problemas apontados por Putin após a reunião com Biden e que "sabe, obviamente, que todo mundo quer saber do embaixador".

"Nós acreditamos que ele passará a próxima semana trabalhando em Washington", pontuou.

Antonov foi chamado para consultas pelo Kremlin em 21 de março, após uma entrevista do presidente norte-americano dizer que os russos "pagariam um alto preço" por interferir nas eleições do país.

Por sua vez, John Sullivan, o embaixador de Washington em Moscou, foi chamado de volta pelo governo em 20 de abril após uma série de sanções impostas por Biden contra empresas estatais russas. Os EUA ainda não anunciaram quando o diplomata voltará ao território russo.

O clima entre os dois países foi piorando de semana em semana desde que Biden assumiu, mas o encontro realizado em Genebra nesta quarta-feira (16) tentou aliviar o clima bélico entre as nações. A volta dos embaixadores, inclusive, foi um dos destaques apontados por Putin após a reunião de cerca de quatro horas. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade