PUBLICIDADE

Mundo

Em novo papel, Meghan Markle terá que dominar protocolo

7 mai 2018 - 12h07
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Embora muitos protocolos tenham sido descartados, ainda existem algumas etiquetas que Meghan terá que seguir após o casamento em 19 de maio.
Embora muitos protocolos tenham sido descartados, ainda existem algumas etiquetas que Meghan terá que seguir após o casamento em 19 de maio.
Foto: Reuters

Da reverência diante da rainha Elizabeth à referência à monarca como "Vossa Majestade", a atriz norte-americana Meghan Markle terá que decorar novos papéis quando se casar com o príncipe Harry e se somar oficialmente à monarquia britânica.

Regras não escritas governam a maneira como os membros da realeza devem se comportar e a postura pública ao seu redor. Embora muitos protocolos antigos tenham sido descartados, ainda existem algumas etiquetas que Meghan terá que seguir depois que se casar com o neto da rainha, em 19 de maio.

"O problema é que ela tem que lembrar que, como membro da família real, ela representa a família ou, como já foi dito, 'a marca'", disse Grant Harrold, que foi mordomo do próprio Harry quando trabalhou para seu pai, o príncipe Charles, e hoje oferece orientações especializadas sobre o assunto.

"Então acho que existe bastante pressão para fazer com que ela acerte, porque a última coisa que ela quer fazer é errar algo ou cometer um erro e isso acabar se tornando manchete -- e depois isso se tornar constrangedor para ela e para a família real", disse Harrold à Reuters.

Para alguém que cresceu em Los Angeles, a vida atrás dos muros do palácio --onde mordomos, criados e serviçais reais, muitas vezes trajando uniformes tradicionais elegantes com coletes escarlates, realizam discretamente suas funções-- dificilmente poderia ser mais diferente.

Um protocolo rígido dita que ela deve andar de costas quando diante da rainha, mas Harrold disse que isso não acontecerá em público. E, à medida que a monarquia evolui e se moderniza, estas convenções se tornam menos importante do que já foram, algo que os próprios membros da realeza reconhecem.

"Não existe código de comportamento obrigatório quando alguém se encontra com a rainha ou um membro da família real, mas muitas pessoas querem observar as formas tradicionais", informa o site da família real antes de explicar como se curvar, fazer mesuras e se dirigir aos Windsor.

Aqueles que rompem com as regras não escritas às vezes são recebidos com grande frieza.

Veja também:

União real: prosperidade para estilista do vestido de Meghan:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade