PUBLICIDADE

Mundo

Em fala racista, Fernández diz que brasileiros 'vieram da selva'

Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol

9 jun 2021 - 19h44
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma fala considerada preconceituosa, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta quarta-feira (9) que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva e argentinos, de barco da Europa.

Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol
Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada durante encontro entre o líder argentino e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires, "Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, argentinos, viemos de barcos. Barcos que vinham da Europa, e assim construímos nossa sociedade", afirmou.

Fernández acreditava fazer menção a uma frase erroneamente atribuída ao diplomata mexicano e Prêmio Nobel de Literatura Octavio Paz (1914-1998), que teria dito "os mexicanos são descendentes de astecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos".

O presidente argentino, porém, confundiu a frase, que é na verdade trecho da canção "Llegamos de los barcos", do compositor Litto Nebbia.

"Eram barcos que vinham da Europa", acrescentou, apontando para Sánchez. Depois, referendou: "O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso".

Depois da repercussão negativa, o líder da Argentina pediu desculpas pela declaração e ressaltou que a "diversidade é um orgulho".

"Afirmou-se mais de uma vez que 'os argentinos descendem de navios'. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho", escreveu ele em seu Twitter. "Eu não quis ofender ninguém, em qualquer caso, peço desde já desculpas a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado".

Em um vídeo publicado no Twitter oficial da Casa Rosada é possível ver a declaração, a partir dos 19 minutos.

EN VIVO | Palabras de los mandatarios de Argentina y España al finalizar la reunión con empresarios https://t.co/e5z3IR6grf

? Casa Rosada (@CasaRosada) June 9, 2021

Embora boa parte da população argentina seja formada por descendentes de imigrantes, muitos deles vindos da Europa, o país tem uma importante herança indígena, que mescla diversas etnias.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade