Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Em conversa com presidente do Iêmen, Trump não promete apoio militar contra houthis, dizem fontes

21 set 2026 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Em conversa com o presidente do Iêmen, Rashad al-Alimi, Donald Trump não prometeu apoio militar dos EUA contra os houthis, que tomaram áreas estratégicas no estreito de Bab al-Mandeb. Apesar dos apelos do governo iemenita e de rejeições anteriores a pedidos similares da Arábia Saudita, Trump afirmou que Washington mantém contato com o grupo rebelde apoiado pelo Irã, o qual garantiu que não atacará navios norte-americanos.

‌O presidente dos EUA, Donald Trump, conversou por telefone com o presidente iemenita Rashad al-Alimi no domingo, segundo quatro pessoas ⁠a par do assunto, discutindo ‌os avanços dos houthis, apoiados pelo Irã, em torno ‌de uma rota ‌marítima vital para o ⁠mundo.

Alimi solicitou o apoio dos EUA ao seu governo, apoiado pela Arábia Saudita, na luta contra os houthis, que neste ‌mês tomaram áreas-chave ao longo ‌do estreito ⁠de ⁠Bab al-Mandeb em uma ofensiva relâmpago.

Duas das ⁠fontes, ‌uma iemenita e ‌outra ocidental, afirmaram que Trump não fez nenhuma promessa direta de apoio militar durante ⁠a ligação.

A Casa Branca e o ministro da Informação do Iêmen não responderam imediatamente aos ‌pedidos de comentários.

Trump afirmou publicamente que os EUA estão em contato ⁠com os houthis e que o grupo declarou que não atacará a navegação norte-americana. Os EUA classificam os houthis como organização terrorista.

Trump também rejeitou pedidos da Arábia Saudita por apoio militar contra os houthis, conforme já havia sido noticiado pela Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra