Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Egito planeja cidade no deserto abastecida com água desviada do Nilo

1 jun 2025 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

O Egito revelou neste domingo planos para construir uma cidade no deserto, onde cerca de 7% da cota anual do rio Nilo será desviada das terras férteis do delta para passar por unidades habitacionais de luxo com fachada de vidro e, eventualmente, por um grande projeto agrícola.

O Egito, que enfrenta uma crescente escassez de água, restrições de energia e uma crise econômica cada vez mais profunda, quer que o desenvolvimento ajude a aumentar o valor dos ativos do Estado e impulsione os preços da terra por meio de "ideias inovadoras e não tradicionais", disse o primeiro-ministro Mostafa Madbouly em um comunicado anunciando o projeto.

Cerca de 10 milhões de metros cúbicos de água do Nilo fluirão diariamente para a cidade de Jirian, de 6,8 milhões de metros quadrados, 42 km a oeste do centro do Cairo, ajudando a irrigar um projeto agrícola de 2,28 milhões de acres do Novo Delta, segundo os desenvolvedores.

Três desenvolvedores privados assinaram o acordo oficial, com o estado representado pela Mostakbal Misr for Sustainable Development, uma agência militar afiliada. O projeto incluirá unidades residenciais, zonas comerciais, uma marina para iates e uma zona econômica livre.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade