Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Drones suspeitos voltam a ser avistados na Bélgica

Para Bruxelas, houve tentativa de coletar informações militares

29 out 2025 - 11h16
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A Bélgica confirmou nesta quarta-feira (29) um novo avistamento de drones suspeitos em suas bases militares. Desta vez, o alvo foi a sede do exército belga na cidade de Marche-en-Famenne, poucas semanas após episódio semelhante ocorrido no início de outubro em Elsenborn.

Francken confirmou novos avistamentos de drones em base militar na Bélgica
Francken confirmou novos avistamentos de drones em base militar na Bélgica
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com o ministro da Defesa, Theo Francken, os veículos foram detectados no último sábado (25) e na segunda-feira (27). Ele definiu o fato como "uma operação claramente orquestrada contra o coração do nosso exército", acrescentando que os objetos voadores "tinham como objetivo coletar informações sobre a infraestrutura crítica localizada em propriedades militares".

No X, Francken afirmou que a guarda local "observou vários drones sobrevoando partes cruciais do quartel-general da nossa brigada por um período prolongado". Ainda segundo o ministro, o episódio se repetiu "na noite de segunda".

"Esta não foi uma operação amadora, mas sim de pilotos de drones experientes", disse o chefe da Defesa, esclarecendo que "os procedimentos de segurança foram seguidos corretamente".

"A polícia está investigando este incidente preocupante", acrescentou Francken, que pretende solicitar ao governo que compre "sistemas de detecção e armas antidrone o mais rápido possível".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade