PUBLICIDADE

Mundo

Dois terços dos japoneses aprovam novo premiê Suga, diz pesquisa

17 set 2020 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, tem apoio de 66,4% dos japoneses, disse a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira, citando os resultados de uma pesquisa telefônica realizada nos dois primeiros dias de sua gestão.

Novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga 
16/09/2020
Carl Court/Pool via REUTERS
Novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga 16/09/2020 Carl Court/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Suga se tornou o primeiro novo premiê do país em quase oito anos na quarta-feira, prometendo conter a Covid-19 e impulsionar reformas depois de preservar cerca de metade do gabinete de seu antecessor, Shinzo Abe.

Indagados quando a câmara baixa do Parlamento deveria ser dissolvida para uma eleição, 55,1% dos entrevistados responderam que a eleição deveria ser realizada pouco antes de ou ao final da legislatura atual, que dura até outubro de 2021.

Especulou-se que Suga poderia aproveitar o forte apoio, indicado por pesquisas da mídia mesmo antes de ele tomar posse oficialmente, para convocar uma eleição antecipada em breve para se consolidar no poder.

Mas, parecendo minimizar tal possibilidade, Suga disse na quarta-feira que o que os japoneses mais querem é conter o surto de coronavírus e reativar a economia abalada.

"Esta é a primeira coisa em que quero trabalhar com meu novo gabinete", disse ele aos repórteres.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade