Dois helicópteros colidem no ar enquanto combatem incêndio na Grécia
Em uma semana, mais de 16 mil hectares de florestas e terras agrícolas foram atingidos pelo fogo no país
Dois helicópteros se chocaram no ar, enquanto combatiam um dos múltiplos incêncios que devastam inúmeras áreas florestais pela Grécia, neste domingo, 2. As aeronaves Bell colidiram sobre a região de Pstah, a oeste de Atenas, segundo informação do Corpo de Bolbeiros.
A emissora estatal ERT informou que um tripulante havia sido encontrado em segurança. Não há, até o momento, a confirmação de mais quantos oficiais estavam embarcados, nem seu estado de saúde.
"Equipes de busca e resgate foram imediatamente mobilizadas para localizar e socorrer as tripulações", disse o Corpo de Bombeiros.
"Quando os ventos sopram com tamanha força, nem mesmo as dezenas de aeronaves de que dispomos conseguem operar com segurança", escreveu no Facebook o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ao se referir a ventos que chegaram a 100 km/h.
Em uma semana, mais de 16 mil hectares de florestas e terras agrícolas foram devastados pelas chamas neste país golpeado pela crise climática, assim como todo o conjunto da bacia mediterrânea.
Atingida todo verão por incêndios em decorrência das frequentes ondas de calor e da seca, a Grécia havia se mantido até agora relativamente a salvo dos grandes focos que castigaram França e Espanha no início da temporada de verão no hemisfério norte.
Agora, em plena temporada turística, o país está em estado de alerta máximo. "Há momentos em que a natureza e a intensidade dos fenômenos meteorológicos superam qualquer planejamento humano e qualquer capacidade operacional", assinalou Mitsotakis.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.