PUBLICIDADE

Mundo

Dados sobre vacina para Covid-19 da Moderna são insuficientes, dizem especialistas

19 mai 2020 - 20h20
Compartilhar
Exibir comentários

Dados de testes em pequena escala e em estágio inicial para uma vacina experimental para a Covid-19 da Moderna não garantiram dados críticos necessários para que sua eficácia seja avaliada, reportou o veículo Stat News, focado em Saúde, nesta terça-feira citando especialistas. 

Entrada da matriz da Moderna Therapeutics, em  Massachusetts. EUA. 18/5/2020. REUTERS/Brian Snyder
Entrada da matriz da Moderna Therapeutics, em Massachusetts. EUA. 18/5/2020. REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

A reportagem da publicação derrubou as ações da empresa de biotecnologia baseada em Cambridge, no estado norte-americano do Massachusetts, e apagou ganhos modestos no índice S&P 500. 

A Moderna disse na véspera que a candidata a vacina, a primeira que será testada nos Estados Unidos, produziu anticorpos protetores em um pequeno grupo de voluntários saudáveis. 

A notícia, embora baseada em dados iniciais de apenas oito pessoas e sem a intenção de avaliar a eficácia da vacina, alavancou as ações da Moderna em 20% na segunda-feira. 

A Moderna anunciou posteriormente uma venda de ações que poderia levantar mais de 1,5 bilhão de dólares. 

O Stat News citou especialistas de Saúde que disseram que a Moderna não ofereceu dados suficientes em seu comunicado à imprensa para que sua candidata à vacina seja julgada. 

Questões notadas pelo Stat News incluíram:

- falta de dados sobre respostas ao medicamentos de outros participantes no estudo com 45 indivíduos.

- falta de informações sobre as idades dos oito indivíduos cujos anticorpos foram analisados, ponto importante dado o fato de que o vírus é especialmente letal para pessoas mais velhas.

- falta de comentários sobre o parceiro da Moderna e do governo dos EUA no desenvolvimento da vacina, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. 

- os dados são baseados em respostas iniciais à vacina, deixando em dúvida quanto tempo a imunidade produzida pela vacina pode durar. 

A Moderna não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters por comentário. 

As ações da empresa fecharam em queda de 10,4%. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade