PUBLICIDADE

Mundo

Dados apontam que avião que caiu na China sofreu queda livre intencional

Avaliação preliminar dos EUA aponta que alguém no avião pode tê-lo derrubado deliberadamente; foco da investigação está em pilotos

17 mai 2022 - 17h36
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeos mostram momento da queda de avião na China:

Dados de voo do avião Boeing 737-800, que caiu na China, indicam que a aeronave foi derrubada intencionalmente, segundo reportagem exclusiva do Wall Street Journal. Todos os 132 ocupantes que estavam a bordo do jato morreram no acidente, que aconteceu em março deste ano. 

O voo de Kunming para Guangzhou despencou repentinamente da altitude de cruzeiro e caiu nas montanhas de Guangxi, provacando o primeiro acidente aéreo fatal na China desde 2010

Segundo o jornal americano, a partir de uma avaliação preliminar de autoridades dos Estados Unidos, dados de uma caixa preta recuperada no acidente sugerem que entradas nos controles empurraram o avião para o mergulho fatal. Desta forma, acredita-se que uma pessoa no cockpit teria inserido comandos que causaram a queda. 

Pedaços do avião que caiu em área montanhosa no sudoeste da China
Pedaços do avião que caiu em área montanhosa no sudoeste da China
Foto: DW / Deutsche Welle

As informações coletadas até agora na investigação levaram as autoridades dos EUA a voltarem sua atenção para as ações de um piloto. Há também a possibilidade de que outra pessoa no avião possa ter invadido a cabine e causado o acidente deliberadamente, segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal

O Boeing 737-800 é considerado um modelo de aeronave potente de batalha da indústria de aviação global e faz parte de uma família de aeronaves Boeing que possuem um dos melhores registros de segurança em voos comerciais.

A Administração de Aviação Civil da China concluiu um relatório preliminar de investigação sobre o acidente. A agência chinesa não divulgou o documento, mas forneceu um resumo das descobertas, no qual afirma que as comunicações entre a tripulação e os controladores de tráfego aéreo não indicavam nada de anormal antes do avião descer.

Destroços de avião da China Eastern Airlines
Destroços de avião da China Eastern Airlines
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Ainda segundo este documento chinês, os controladores de tráfego aéreo tentaram entrar em contato com o avião depois que o viram cair, mas não obtiveram resposta. As agências de investigação de acidentes podem levar cerca de um ano ou mais para emitir suas conclusões finais sobre as causas e fatores contribuintes do ocorrido.

Em comunicado, a China Eastern Airlines, empresa responsável pelo voo, disse que voou com segurança por 18 anos consecutivos. 

Soldados trabalhando em local de queda de avião na China
Soldados trabalhando em local de queda de avião na China
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade