Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cuba culpa sanções dos EUA pelo fomento da imigração irregular

15 nov 2023 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades cubanas e norte-americanas se reuniram nesta terça-feira em Havana para discutir o tema da imigração, o segundo encontro desse tipo neste ano, no momento em que os dois países tentam encontrar maneiras de desacelerar o fluxo recorde de cubanos chegando aos Estados Unidos.

Os EUA -- destino principal da imigração cubana -- renovaram conversas com Cuba em 2022 e, desde então, aumentaram as vias legais de imigração para cubanos, incluindo acesso a vistos em Havana, reunificação familiar e programas de liberdade condicional humanitários com o objetivo de conter a imigração ilegal.

Mas o problema não desaparecerá, disse o vice-ministro das Relações Exteriores cubano, Carlos Fernández de Cossio, até que os EUA afrouxem sanções contra a ilha, as quais Cuba culpa pela devastação de sua já debilitada economia estatal.

"Para os Estados Unidos, a prioridade de desestabilizar Cuba continua a ter precedência sobre seu interesse de proteger suas fronteiras em termos de imigração", disse Cossio a repórteres após a reunião.

Os EUA afirmam que as sanções são necessárias para promover direitos humanos e liberdades fundamentais em Cuba e que abre exceções para propósitos humanitários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade