Corpo de homem desaparecido há 28 anos é encontrado mumificado em geleira
Localização foi feita por um pastor na última sexta-feira
O corpo mumificado de um homem desaparecido há 28 anos foi encontrado em uma geleira no Paquistão, destacando o impacto do derretimento acelerado causado pelas mudanças climáticas.
O corpo de um homem, desaparecido há 28 anos, foi encontrado mumificado na última sexta-feira, 1º, em uma geleira derretida na região de Kohistan, no Paquistão. O montanhista foi localizado bem preservado, com roupas intactas e com um documento de identificação em nome de Naseeruddin, que desapareceu em 1997, após cair em uma fenda na região.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O que vi foi inacreditável. O corpo estava intacto. As roupas nem estavam rasgadas”, contou à BBC o pastor Omar Khan, responsável por encontrar o corpo.
Quando a polícia confirmou a identificação do corpo, os moradores locais passaram a auxiliar as autoridades com mais informações. Naseeruddin tinha esposa e dois filhos. No dia de seu desaparecimento, ele andava a cavalo junto do irmão, Kathiruddin, após uma discussão familiar que os tirou de casa.
Ao canal britânico, o irmão contou que eles chegaram ao vale durante a manhã e passaram o dia no local. Já à tarde, Naseeruddin entrou em uma caverna e não saiu mais.
Kathiruddin estranhou a demora, entrou para procurá-lo e pediu ajuda a outras pessoas, mas nunca conseguiu encontrar o irmão.
As geleiras de Kohistan têm registrado um derretimento acima do normal de neve nos últimos anos. Para especialistas ouvidos pela BBC, a descoberta do corpo reforça a aceleração do fenômeno.
Para o professor Muhammad Bilal, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Universidade Comsats de Islamabad, o frio extremo congelou o corpo rapidamente e impediu que ele entrasse em processo de decomposição.