PUBLICIDADE

Mundo

Trump ironiza Kim Jong Un e diz que seu botão nuclear é "maior"

A Coreia do Norte reabriu nesta quarta-feira uma linha de comunicação de fronteira com a Coreia do Sul que estava fechada há muito tempo

3 jan 2018 - 09h29
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Foto: Reuters

A Coreia do Norte reabriu nesta quarta-feira uma linha de comunicação de fronteira com a Coreia do Sul que estava fechada há muito tempo, horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente ironizar o líder norte-coreano, Kim Jong Un, ao dizer que tem um botão nuclear "maior e mais poderoso" do que ele.

A decisão de Pyongyang de abrir a linha telefônica de fronteira aconteceu um dia depois que a Coreia do Sul propôs conversas de alto nível com o vizinho do norte, em meio a um tenso impasse sobre os programas nuclear e de míssil norte-coreanos.

Agente sul-coreano checa linha de comunicação com Coreia do Norte no vilarejo de  Panmunjom, na Coreia do Sul 03/01/2018 Yonhap via REUTERS
Agente sul-coreano checa linha de comunicação com Coreia do Norte no vilarejo de Panmunjom, na Coreia do Sul 03/01/2018 Yonhap via REUTERS
Foto: Reuters

Essa proposta veio após o pronunciamento de Ano Novo do líder norte-coreano Kim, no qual ele disse que estava aberto a conversar com Seul e que iria considerar enviar uma delegação para a Olimpíada de Inverno que será realizada do outro lado da fronteira, em Pyeongchang, em fevereiro.

Autoridades dos EUA disseram que Washington não levará qualquer conversa entre as Coreias a sério se não contribuírem para a desnuclearização da Coreia do Norte. Uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que Pyongyang "pode estar tentando criar uma ruptura de algum tipo".

Kim ordenou a reabertura da linha de comunicação no vilarejo de trégua de Panmunjom às 4h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, quando agentes sul-coreanos receberam uma ligação da Coreia do Norte na fronteira, afirmou o Ministério de Unificação da Coreia do Sul em mensagem.

Autoridades dos dois lados verificaram a linha e realizaram uma conversa de cerca de 20 minutos, cujo conteúdo não foi revelado pelo ministério.

O gesto ocorreu poucas horas depois de Trump, que apelidou Kim de "homenzinho do foguete", voltar a ridicularizar o líder norte-coreano no Twitter.

"Alguém do regime depauperado e faminto pode por favor informá-lo de que eu também tenho um botão nuclear, mas é um muito maior e mais poderoso do que o dele, e meu botão funciona!", tuitou.

Trump e Kim vêm trocando comentários beligerantes há meses, o que tem provocado alarme em todo o mundo, e em algumas ocasiões Trump desdenhou da perspectiva de uma solução diplomática para uma crise em meio à qual a Coreia do Norte ameaçou destruir os EUA.

Embora parecendo abrir a porta para debater uma participação na Olimpíada de Inverno sul-coreana, Kim também alertou que seguirá com a "produção em massa" de ogivas nucleares, desafiando sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Seu discurso de Ano Novo sucedeu um aumento considerável nos lançamentos de mísseis em 2017, além do sexto e maior teste nuclear do país. Kim, que prometeu desenvolver um míssil com ogiva nuclear capaz de alcançar o território norte-americano, disse ter um botão nuclear em sua mesa.

A linha telefônica com Seul foi desligada pelos norte-coreanos em fevereiro de 2016 em retaliação ao fechamento de uma fábrica de fronteira operada conjuntamente pelas duas Coreias.

Veja também:

Mulher furta 150 peças de roupas de loja em Toledo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade