Contas anônimas do TikTok apoiam partidos radicais antes de eleições tchecas, dizem analistas
Centenas de contas anônimas na plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok têm se mostrado cada vez mais ativas na disseminação de narrativas pró-Rússia e no apoio a partidos radicais antes das eleições de 3 e 4 de outubro na República Tcheca, disse um grupo não governamental neste domingo.
O Online Risk Labs, um grupo recém-formado de analistas tchecos, afirmou ter identificado 286 contas do TikTok que vêm impulsionando o conteúdo umas das outras. Juntas, elas têm de 5 a 9 milhões de visualizações por semana -- mais do que o alcance combinado dos principais líderes partidários, afirmou o grupo.
"As contas não se alinham a uma única entidade política, mas demonstram apoio a vários partidos radicais e extremistas simultaneamente", disse o grupo em um comunicado.
Quase um quarto dos tchecos usa o TikTok, de acordo com relatos da mídia local, uma proporção menor do que na Romênia, onde uma eleição presidencial foi anulada no ano passado devido a acusações de interferência russa por meio de contas na plataforma. A Rússia negou as acusações.
O órgão regulador de telecomunicações tcheco CTU disse ter recebido diversas reclamações sobre centenas de contas no TikTok.
"Consideramos essas sugestões relevantes e as repassamos à Comissão Europeia como órgão supervisor de grandes plataformas", disse a CTU à Reuters, acrescentando que estava em contato com o TikTok.
O TikTok e o Ministério do Interior tcheco não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
As contas do TikTok sinalizadas pelo Online Risk Labs manifestaram apoio a partidos como o SPD, de extrema direita, que ocupa o terceiro lugar na maioria das pesquisas de opinião, com cerca de 13% de apoio, e o Stačilo!, de extrema esquerda, com pouco mais de 5% de aprovação para conquistar assentos, afirmou o grupo. Ambos os partidos defendem que o país deve deixar a Otan e a União Europeia.
O Online Risk Labs disse que os candidatos promovidos estavam não necessariamente cientes.
As últimas pesquisas eleitorais antes das eleições parlamentares mostram o partido de oposição ANO, do ex-primeiro-ministro Andrej Babis, liderando por ampla margem sobre a coalizão de centro-direita SPOLU, do primeiro-ministro Petr Fiala. O ANO pode precisar do apoio do SPD e do Stačilo! para formar a maioria.