PUBLICIDADE

Mundo

Conselheiro de Segurança de Trump fala em transição

"Se houver um novo governo, vejam, eles merecem algum tempo para chegar e implantar suas políticas", disse O'Brien

16 nov 2020 - 15h09
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Robert O'Brien, o conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que garantirá uma transição profissional para a equipe liderada pelo democrata Joe Biden se este for considerado o vencedor da eleição presidencial de 2020, e que "obviamente as coisas agora parecem assim".

O'Brien paraticipa de evento na Fiesp, em São Paulo
 19/11/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
O'Brien paraticipa de evento na Fiesp, em São Paulo 19/11/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

O republicano Trump insiste que a eleição de 3 de novembro foi "fraudada" e que será declarado vencedor depois de uma série de contestações judiciais em diversos Estados.

Falando no Fórum Global de Segurança, O'Brien disse que, embora espere que Trump tenha conquistado um segundo mandato de quatro anos, trabalhará com um novo governo comandado por Biden e sua vice de chapa, Kamala Harris.

"Se houver um novo governo, vejam, eles merecem algum tempo para chegar e implantar suas políticas", disse O'Brien. "Se a chapa Biden-Harris for determinada como vencedora, e obviamente as coisas parecem assim agora, teremos uma transição muito profissional do Conselho de Segurança Nacional, não há dúvida disso".

Até agora, Trump não apresentou provas que pudessem reverter a vitória de 306 a 232 votos de Biden no Colégio Eleitoral. Os Estados têm um prazo até 8 de dezembro para certificar suas eleições e escolher os delegados que selecionarão o novo presidente no dia 14 de dezembro.

O'Brien disse que parece que Biden está preparado para empregar uma equipe profissional de segurança nacional.

"O que é ótimo é que estes são os Estados Unidos da América", disse. "Passamos o bastão e tivemos transições pacíficas e bem-sucedidas mesmo nos períodos mais conturbados".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade