PUBLICIDADE

Mundo

Começa cirurgia do papa Francisco no abdômen

7 jun 2023 - 12h07
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Começou a cirurgia do papa Francisco para tratar uma laparocele, espécie de hérnia incisional que se forma na cicatriz de uma operação anterior.

O procedimento acontece no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, sob comando do professor Sergio Alfieri, o mesmo que fez uma cirurgia no cólon do Papa dois anos atrás.

Chamada laparotomia, a cirurgia é realizada sob anestesia geral e consiste em uma incisão na cicatriz, seguida da colocação de uma tela biocompatível para substituir a parede muscular do abdômen.

Em entrevista à ANSA, o médico Pierluigi Fracasso, diretor do departamento de gastroenterologia do Hospital Sandro Pertini, de Roma, disse que a laparocele pode surgir após operações de grande porte, como a realizada por Francisco em julho de 2021.

"Pode-se criar um local de menor resistência dos tecidos, onde partes do intestino podem ficar presas, ou encarcerar-se, em termos técnicos, criando oclusões", afirmou.

Segundo Fracasso, essas obstruções intestinais podem se tornar dolorosas e até perigosas quando não são tratadas prontamente. No entanto, ele apontou que complicações em laparotomias são "bastante raras".

O Vaticano já disse que o Papa deve ficar "diversos dias internado" e cancelou todas as suas audiências até 18 de junho.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade