PUBLICIDADE

Mundo

China usa 'cópias' de porta-aviões dos EUA para treinamentos

Imagens aéreas mostram reproduções em deserto em Xinjiang

8 nov 2021 - 10h02
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da China está usando cópias de equipamentos militares norte-americanos para fazer treinamentos com simulações de ataque no deserto de Taclamacã, em Xinjiang, informou o US Naval Institute nesta segunda-feira (8).

China e EUA vivem série crise por conta de Taiwan
China e EUA vivem série crise por conta de Taiwan
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Com base em imagens por satélite, foram identificados um porta-aviões e dois contratorpedeiros de mísseis guiados (DDGS) da classe Arleigh Burke. Os modelos são usados pela Sétima Frota dos EUA no Pacífico ocidental, inclusive, próximo a Taiwan.

O local é conhecido, há anos, por ser utilizado para testes de mísseis balísticos DF-21D, que são utilizados para atingir navios de grande porte e com bons sistemas de defesa.

A revelação das cópias ocorre em um momento de altíssima tensão entre chineses e norte-americanos por conta do território de Taiwan que, cada vez mais, vem se aliado a Washington.

ssa aproximação está irritando os chineses que já falaram que podem usar "todos os meios disponíveis" para defender a autonomia da "China Única".

Para Pequim, os EUA estão violando os acordos firmados na década de 1970, quando houve uma relativa pacificação da questão.

Na última semana, a China anunciou uma série de sanções contra políticos do alto escalão de Taiwan, incluindo o premiê Su Tseng-chang, por conta dos discursos de independência. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade