PUBLICIDADE

Mundo

China revela planos para desenvolver Área da Grande Baía

18 fev 2019 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

O gabinete da China divulgou nesta segunda-feira diretrizes para desenvolver a Área da Grande Baía, na região do Delta do Rio das Pérolas, visando estimular o crescimento na província de Guangdong e nas cidades de Hong Kong e Macau.

Vista parcial de Hong Kong
23/11/2017
REUTERS/Bobby Yip
Vista parcial de Hong Kong 23/11/2017 REUTERS/Bobby Yip
Foto: Reuters

A área abriga cerca de 68 milhões de pessoas e tem um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de cerca de 1,5 trilhão de dólares, praticamente o equivalente ao da Austrália ou da Coreia do Sul.

Os planos "enfatizarão e apoiarão ainda mais um papel de destaque da Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau no desenvolvimento econômico e na abertura nacionais", disse o Conselho de Estado, ou gabinete, nas diretrizes.

O plano geral, que inclui metas de longo prazo até 2035, é transformar a Área da Grande Baía em um centro de inovação tecnológica global e construir indústrias de manufatura avançada e de serviços modernos, informou o gabinete.

A executiva-chefe de Hong Kong, Carrie Lam, saudou o plano.

"Ele pode ajudar a identificar novas áreas de crescimento para Hong Kong e fomentar o desenvolvimento diversificado de sua economia e indústrias", disse o governo de Hong Kong.

A área, que cobre nove cidades de Guangdong, como

Guangzhou, Shenzhen e Zhuhai, além de Hong Kong e Macau, também promoverá "o desenvolvimento coordenado e criará um modelo de desenvolvimento de alta qualidade", segundo o gabinete chinês.

As autoridades expandirão e modernizarão aeroportos nas quatro cidades essenciais de Hong Kong, Macau, Guangzhou e Shenzhen e acelerarão a construção de bases de reserva de petróleo de larga escala na área do Delta do Rio das Pérolas, disse.

(Da redação de monitoramento da China e Kevin Yao em Pequim)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade