China quer pisar na Lua em 2030 e anuncia o envio de astronauta mais jovem ao espaço
Objetivos anunciados nesta quinta-feira, 30, fazem parte do plano chinês, de tornar o país uma potência na exploração espacial
China planeja enviar humanos à Lua até 2030 e anuncia o envio de Wu Fei, astronauta mais jovem, junto a uma nova missão espacial.
Nesta quinta-feira, 30, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) anunciou que enviará seu astronauta mais jovem ao espaço, além de reafirmar levará seres humanos à Lua em 2030.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Amanhã, dia 31, Wu Fei, 32, embarcará em missão com destino à estação Tiangong, ao lado dos companheiros de tripulação, Zhang Lu e Zhang Hongzhang. O lançamento, na cidade de Jiuquan, será às 23h44 no horário local (12h44, em Brasília).
Segundo a agência de notícias AFP, o trio chinês também estará acompanhado por quatro ratos: dois machos e duas fêmeas, que farão parte de experimentos sobre os efeitos da microgravidade e do confinamento prolongado no organismo.
Quanto à Lua, o porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China, Zhang Jingbo explicou que tudo corre conforme o planejado. "Nossa meta de levar um ser humano à Lua até 2030 permanece inalterada”, declarou à agência de notícias Associated Press.