Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chefe do Exército de Israel é principal voz de oposição ao plano de ocupação integral de Gaza

Diante da possibilidade de o governo israelense decidir pela ocupação integral da Faixa de Gaza, Eyal Zamir, cancelou a viagem que faria aos Estados Unidos

5 ago 2025 - 06h23
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Eyal Zamir teme que o novo projeto de tomada integral do território palestino coloque em risco os reféns israelenses e os soldados.
Eyal Zamir teme que o novo projeto de tomada integral do território palestino coloque em risco os reféns israelenses e os soldados.
Foto: AP - Ohad Zwigenberg / RFI

Diante da possibilidade de o governo israelense decidir pela ocupação integral da Faixa de Gaza, o chefe do Estado-Maior do Exército, Eyal Zamir, cancelou a viagem que faria aos Estados Unidos. Ele é, neste momento, a principal voz de oposição ao plano, que, apesar da grande repercussão, ainda não foi oficialmente aprovado pelo gabinete de ministros de Israel.

O comandante do Exército israelense tem uma estratégia militar diferente para o conflito em Gaza: cercar pontos críticos do território enquanto pressiona o Hamas a libertar os reféns. No entanto, estaria sendo impedido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de apresentar seu plano nas reuniões do gabinete de segurança, segundo declarações de fontes próximas a Eyal Zamir ao jornal Israel Hayom.

Netanyahu decide ocupar inteiramente a Faixa de Gaza, diz TV israelense:

O chefe do Estado-Maior teme que o projeto de ocupação total do território palestino, defendido pelo governo israelense, coloque em risco os reféns e os soldados. 

Já fontes próximas a Netanyahu afirmam que, caso Eyal Zamir não concorde com a ocupação integral de Gaza, ele deverá pedir demissão. 

O Fórum dos Familiares dos Reféns israelenses reagiu de forma breve e direta ao projeto do governo, confirmado pela imprensa de Israel na segunda-feira, 4: 

"A ocupação da Faixa de Gaza significa a perda dos reféns e dos soldados, que pagarão com suas vidas." 

O Hamas também se pronunciou: 

"As ameaças de Israel são repetitivas, inúteis e não influenciam nossas decisões." 

Israel já controla 75% da Faixa de Gaza 

Atualmente, após 22 meses de guerra, o Exército de Israel já controla cerca de 75% do território palestino. 

"O Hamas não libertará mais reféns sem uma rendição completa; se não agirmos agora, os reféns morrerão de fome, e Gaza continuará sob controle do Hamas", disseram fontes israelenses ao Canal 12. 

Após a divulgação, pelo Hamas, de vídeos mostrando dois reféns israelenses famintos, Netanyahu declarou que o grupo radical palestino não tem interesse real em negociar. 

Uma fonte política, citada pela imprensa, afirmou que Israel está em negociações com os Estados Unidos e que há entendimento entre os dois países de que o Hamas não está interessado em um acordo de cessar-fogo em Gaza. 

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade