PUBLICIDADE

Mundo

Centristas e socialistas garantem maior bloco no Parlamento Europeu

Resultados mostram avanço da extrema direita e recuo dos Verdes

10 jun 2024 - 14h24
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova atualização dos resultados das eleições europeias divulgada nesta segunda-feira (10) revela que o Partido Popular Europeu, de centro-direita, conquistou 186 assentos no órgão legislativo e se mantém no poder com um aumento acentuado em comparação com as 177 vagas da última legislatura.

Centristas garantiram 186 assentos no Parlamento Europeu
Centristas garantiram 186 assentos no Parlamento Europeu
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Os dados apontam ainda que a aliança dos Socialistas e Democratas Europeus (S&D) seria o segundo grupo com 135 cadeiras, seguido dos liberais do Renew Europe, com 79 representantes no Parlamento Europeu.

    No entanto, os dados apontam um avanço dos partidos de extrema direita, o que pode representar uma incerteza à direção futura da Europa. Os Conservadores e Reformistas (ECR), ao qual pertence o partido de direita Irmãos da Itália (FdI), da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, conquistaram 73 cadeiras, quatro a mais dos 69 atuais.

    Na sequência aparece os 58 membros do Identidade e Democracia (ID), que na última legislatura contava com 49.

    Os resultados parciais mostram ainda a perda de espaço dos ambientalistas, após os Verdes conseguirem apenas 53 vagas, menos 18 em comparação aos atuais 71. A esquerda continua a ocupar 36 assentos, perdendo apenas uma cadeira.

    O grupo de eurodeputados não membros e "outros" - aqueles que não estão inscritos em nenhuma aliança - que ainda procuram um espaço contará com 101 vagas. O atual Parlamento Europeu tem 705 eurodeputados, número que aumentará para 720 na nova legislatura. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade