Cardeal de Boston O'Malley, importante aliado do papa Francisco nos EUA, se aposenta
O papa Francisco nomeou na segunda-feira um novo líder para a Igreja Católica em Boston, sucedendo o arcebispo que está se aposentando, cardeal Sean O'Malley, que há muito tempo é um dos principais conselheiros do pontífice nos Estados Unidos e uma das principais autoridades do Vaticano em questões de abuso sexual do clero.
Em um boletim diário à imprensa, o Vaticano disse que Francisco nomeou o bispo Richard Henning como o novo arcebispo de Boston. Henning, de 59 anos e originário de Nova York, liderava a Igreja em Providence, Rhode Island, desde o verão passado.
Henning, segundo a arquidiocese, será formalmente empossado na nova função em 31 de outubro.
Henning é relativamente novo entre os bispos dos EUA. Ele foi nomeado pela primeira vez como bispo auxiliar de Rockville Centre, Nova York, por Francisco em 2018. Ele foi nomeado bispo de Providence em 2023.
O'Malley completou 80 anos, a idade típica de aposentadoria para atuação da Igreja, em 29 de junho. Embora tenha sido nomeado arcebispo de Boston pelo papa João Paulo 2° em 2003 e nomeado cardeal pelo papa Bento 16 em 2006, Francisco elevou consideravelmente seu perfil público e o tratou como um aliado próximo.
Em seu primeiro ano como papa, em 2013, Francisco nomeou O'Malley como membro de seu influente gabinete de altas autoridades da Igreja, conhecido como Conselho de Cardeais. Em 2014, Francisco também encarregou O'Malley de liderar a primeira comissão oficial do Vaticano sobre abuso sexual do clero.
A força-tarefa, formalmente conhecida como Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, foi abalada no ano passado pela surpreendente renúncia de um de seus membros, um especialista em prevenção de abusos conhecido mundialmente.
Na época, O'Malley disse que havia ficado "surpreso" com a renúncia e que discordava da decisão da pessoa.
O Vaticano não informou de imediato quando O'Malley deixaria suas funções no Vaticano, mas, de acordo com os limites de idade, seria esperado que o fizesse em breve.
A arquidiocese de Boston é a quarta maior arquidiocese católica dos EUA e conta com cerca de 1,8 milhão de católicos, de acordo com seu site.