PUBLICIDADE

Mundo

Caravana de imigrantes é parada na fronteira entre México e Guatemala; pressão para retornarem aumenta

20 out 2018 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de pessoas em uma caravana de imigrantes que cruzou de Honduras para a Guatemala passaram por uma tentativa dramática de romper a fronteira mexicana na sexta-feira, enquanto governos locais começavam a se preparar para dispersar o comboio sob pressão de Washington.

Migrantes passavam por postos de fronteira guatemalteca na cidade de Tecun Uman e para uma ponte que leva ao México, apenas para serem paradas por dezenas de policiais mexicanos com equipamentos anti-motim.

O presidente do México censurou fortemente os imigrantes pela grande pressão na fronteira.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump alertou que a caravana centro-americana deve ser interrompida antes que chegue aos Estados unidos, e Honduras e Guatemala disseram mais tarde na sexta-feira estarem se mobilizando para ajudar no retorno de imigrantes hondurenhos para seu país.

Alguns imigrantes sacudiam grades na fronteira e a polícia disse que alguns oficiais ficaram feridos nos confrontos. Um grupo de imigrantes pulou no Rio Suchiate para nadar até jangadas. Outros voltaram para a Guatemala.

Levando malas e crianças pequenas, muitos imigrantes em farrapos simplesmente sentaram na ponte. Alguns disseram terem recebido spray de pimenta no rosto. Ao entardecer, uma tempestade tropical, Vicente, se formou próximo da Costa do Pacífico.

Na tarde de sexta-feira, o presidente hondurenho Juan Orlando Hernandez afirmou ter falado com o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, para enviar equipes de proteção civil para ajudar os hondurenhos e encontrar transporte para aqueles que quisessem retornar. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade