Candidato à prefeitura de Nova York é preso por agentes de imigração
Brad Lander foi detido por tentar impedir prisão de um imigrante
Brad Lander, candidato à prefeitura de Nova York, foi brevemente detido por agentes do ICE após tentar impedir a prisão de um imigrante, gerando críticas e protestos.
A polícia de imigração dos Estados Unidos prendeu por algumas horas, em um tribunal, o candidato à Prefeitura de Nova York Brad Lander, que tentou impedir a detenção de um imigrante.
Vídeos do momento circulam pelas redes sociais e foram exibidos em veículos de comunicação americanos. As informações são da agência AFP.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Brad Lander é o atual controlador da cidade. Ele aparece nas imagens sendo detido de terno e gravata, algemado pelos agentes do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE) em um tribunal no sul de Manhattan.
“Vocês não têm autoridade para deter um cidadão americano”, disse Lander aos policiais. Alguns deles estão com o rosto coberto por máscaras. “Não estou obstruindo ninguém, estou aqui no corredor e estou solicitando ver uma ordem de detenção”, completou.
Hi, this is Meg Barnette, Brad's wife.
While escorting a defendant out of immigration court at 26 Federal Plaza, Brad was taken by masked agents and detained by ICE.
This is still developing, and our team is monitoring the situation closely. pic.twitter.com/jekaDFjsT1
— Brad Lander (@bradlander) June 17, 2025
A esposa de Lander confirmou que ele foi detido. “Olá, aqui quem fala é Meg Barnette, esposa do Brad. Ele foi capturado por agentes mascarados e preso pelo ICE enquanto escoltava um imigrante acusado para fora de um tribunal de imigração no Federal Plaza 26 (prédio do governo federal americano em Nova York). Isso ainda está se desenvolvendo e nossa equipe está monitorando a situação de perto”, disse em uma postagem feita no perfil oficial do controlador no X.
O caso foi considerado “profundamente inaceitável” pela procuradora-geral de Nova York Letitia James. “Prender o controlador Lander simplesmente por ter defendido imigrantes e seus direitos civis constitui um terrível abuso de poder”, afirmou em comunicado.
Após a pressão de apoiadores e membros do Partido Democrata, Lander foi liberado. Um protesto foi organizado em frente ao prédio em que ele estava detido, até que fosse solto.
Brad Lander é o terceiro colocado nas primárias democratas para a prefeitura de Nova York. Ele está atrás do ex-governador do estado Andrew Cuomo e do candidato Zohran Mamdani. Os adversários também condenaram sua detenção.
As políticas migratórias de Donald Trump foram endurecidas em todo o país. Nas últimas semanas, imigrantes que compareceram a audiências com juízes federais foram detidos por agentes do ICE logo depois dos julgamentos, ao deixarem as salas. A prática era considerada ilegal, mas foi permitida pelo país a fim de facilitar as deportações.
Desde que voltou a assumir o governo Trump intensificou as ações para expulsar do país o maior número possível de imigrantes sem documentos, e tenta ampliar as ações nessa área. As medidas têm provocado pânico e protestos em todo o país.
(*Com informações da AFP)