PUBLICIDADE

Mundo

Canadá: mais de 1 milhão de pessoas participam de parada gay

Como parte da comemoração, 115 casais gays se casaram em uma cerimônia coletiva na última quinta-feira

29 jun 2014 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foli&otilde;es comemoram a Marcha do Orgulho Gay em Toronto, em 29 de junho</p>
Foliões comemoram a Marcha do Orgulho Gay em Toronto, em 29 de junho
Foto: Mark Blinch / Reuters

Mais de um milhão de pessoas participaram neste domingo da Parada do Orgulho Gay realizada em Toronto, no Canadá, cidade que neste ano recebeu o festival mundial WorldPride.

A grande passeata encerrou 10 dias de eventos na cidade canadense, que desde o início do século 21 se tornou um dos principais refúgios na América do Norte para a comunidade homossexual no continente.

A parada do Dia do Orgulho Gay, que neste ano celebrou seu 34º aniversário na cidade, foi aberta pelo reverendo Brent Hawker, o pároco da Igreja Comunitária de Toronto que em janeiro de 2001 realizou o primeiro casamento legal no Canadá entre um casal homossexual.

Na ocasião, Hawker celebrou a cerimônia com um colete a prova de balas sob a batina por ordem da polícia, que temia um atentado contra o reverendo após o religioso ter recebido ameaças.

<p>A cidade de Toronto recebe&nbsp;neste ano o festival mundial WorldPride</p>
A cidade de Toronto recebe neste ano o festival mundial WorldPride
Foto: Mark Blinch / Reuters

Dois anos depois, o governo canadense se viu obrigado a aceitar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, após tribunais da província de Ontário decidirem que a definição do casamento como a união entre um homem e uma mulher era inconstitucional.

Esta é a primeira vez que uma cidade do continente americano celebra a WorldPride, um evento que foi realizado anteriormente em Roma (2000), Jerusalém (2006) e Londres (2012).

Como parte das comemorações, na quinta-feira, 115 casais gays se casaram em uma cerimônia coletiva em Toronto realizada para comemorar o fato da cidade ser a primeira no continente onde a união entre pessoas do mesmo sexo foi legalizada.

Neste domingo, Hawker abriu, em um veículo conversível e sem colete, a marcha formada por dezenas de carros alegóricos e mais de 12 mil pessoas, entre os aplausos e os gritos de mais de milhão de pessoas que presenciaram o desfile.

Atrás de Hawker, vieram representantes de dezenas de coletivos, desde policiais até de pessoas que se definem como assexuais.

Entre eles, também desfilaram grupos de grandes corporações, como a Air Canadá, a maior linha aérea do país, e o grupo hoteleiro Hilton.

As autoridades de Toronto estimam que a realização neste ano do WorldPride significou a criação de três mil empregos e uma receita de US$ 286 milhões para a cidade.

Em 2017, o evento será realizado em Madri, na Espanha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade