Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bush afirmou que Alba era "eixo do mal", diz Morales

26 jun 2009 - 20h21
(atualizado às 22h01)
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta sexta-feira que atualmente nove países da América Latina integram o "eixo do mal", apelido colocado, segundo disse, no bloco da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) pelo ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

O presidente Evo Morales saúda indígena no estádio Hernando Siles de La Paz
O presidente Evo Morales saúda indígena no estádio Hernando Siles de La Paz
Foto: EFE

Em um ato de comemoração dos 30 anos da principal organização sindical camponesa boliviana, Morales lembrou que o bloco "anti-imperialista" da Alba foi criado inicialmente pelos líderes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez.

"O ex-presidente dos EUA não o nomeou grupo Alba, mas 'eixo do mal'. A Bolívia se incorporou e o eixo do mal começou a crescer. Agora somos nove países, nove presidentes no 'eixo do mal' chamado Alba", ironizou o líder.

O presidente boliviano confirmou hoje que a próxima reunião dos nove países será realizada em setembro em Cochabamba, ao centro da Bolívia, apesar de ainda não ter sido fixada uma data para o encontro.

Ele também anunciou que os movimentos sociais e indígenas dos países que formam o bloco realizarão uma cúpula paralela à reunião dos governantes.

Venezuela e Cuba fundaram a Alba em dezembro de 2004, em oposição à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) promovida pelos Estados Unidos. A Bolívia aderiu ao bloco em 2006.

Além disso, fazem parte do mesmo Nicarágua, Honduras, Dominica, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda e Equador, que entrou esta semana no bloco durante uma cúpula realizada na Venezuela.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra