PUBLICIDADE

Mundo

Brigitte Macron inicia processos contra rumores falsos de que nasceu homem

22 dez 2021 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

Brigitte Macron, esposa do presidente francês, Emmanuel Macron, está iniciando processos contra a disseminação de alegações falsas de que ela é uma mulher transgênero que nasceu homem, informou seu advogado nesta quarta-feira.

Teóricos de conspiração, incluindo aqueles de círculos anti-vacina e de extrema-direita, atacam a primeira-dama nas redes sociais desde que uma publicação de extrema-direita publicou os rumores infundados no outono do Hemisfério Norte.

Segundo os rumores, ela nasceu homem com o nome Jean-Michel Trogneux. Trogneux é o sobrenome de solteira de Brigitte Macron.

As alegações surgiram no momento em que seu marido se prepara para as eleições do ano que vem, embora ele ainda não tenha declarado oficialmente que concorrerá, e provocam temores de um período de campanha grosseiro como aquele de votações recentes nos Estados Unidos.

A hashtag #JeanMichelTrogneux foi tendência no Twitter da França nas últimas semanas.

Processos contra vários indivíduos foram iniciados depois que as alegações falsas ganharam ímpeto na esteira da difusão de um vídeo nas redes sociais em 10 de dezembro, disse o advogado de Brigitte Macron, Jean Ennochi, à Reuters.

Ennochi não identificou os processados, nem especificou se a queixa está sendo registrada em um tribunal civil ou criminal. O escritório de Brigitte não quis comentar.

O presidente a conheceu quando tinha 15 anos e ela era uma professora de 40 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade