Brasileiro é preso após fugir de centro de detenção do ICE pelo telhado
Ernando Elias Orelio, de 38 anos, pode pegar pena de até um ano de prisão nos Estados Unidos pela fuga
O brasileiro Ernando Elias Orelio, de 38 anos, foi preso nos Estados Unidos após fugir pelo telhado do Centro de Detenção Federal de Buffalo, administrado pela polícia migratória norte-americana do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). O caso foi divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA na última segunda-feira, 15.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a denúncia criminal, tudo começou em maio deste ano, quando a polícia dos EUA prendeu o brasileiro sob a acusação de invasão criminal e agressão. A partir disso, no início de junho, ele foi levado ao Centro de Detenção Federal em cumprimento a um mandado de prisão de estrangeiros.
“Orelio é um cidadão do Brasil sem status de imigração legal nos Estados Unidos e foi confinado no centro de detenção para processos de expulsão”, aponta a Justiça estadunidense.
Até que, no último dia 7, ele escapou. O que aconteceu foi que outra pessoa que estava detida contou aos agentes de segurança que o brasileiro estava em processo de fuga. Quando foram atrás dele, ele já estava no telhado.
Ernando pulou para o chão, do lado de fora do centro, e fugiu a pé. Ele foi capturado em uma área arborizada nas redondezas e foi detido novamente. Pela fuga, ele pode ser condenado a até um ano de prisão.
“O fato de um réu ter sido acusado de um crime é apenas uma acusação e o réu é presumido inocente até e a menos que se prove culpado”, destaca a Justiça dos EUA. O caso segue tramitando.
O Terra acionou o Itamaraty em busca de uma manifestação sobre o caso e aguarda retorno. O espaço segue aberto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.