Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

UE concorda em liberar 6,6 bilhões de euros destinados à ajuda militar para Ucrânia

25 set 2026 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A União Europeia liberou 6,6 bilhões de euros do Fundo Europeu para a Paz para ajuda militar à Ucrânia, após meses de bloqueio pela Hungria. Segundo a chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, 1,9 bilhão de euros financiará missões de assistência e aquisições de equipamentos, enquanto 4,7 bilhões reembolsarão Estados-membros, que poderão redirecionar parte dos valores a Kiev. O bloco reforça o apoio militar aos ucranianos em resposta às tentativas de intimidação de Moscou.

Os países membros ‌da União Europeia chegaram a um acordo para liberar 6,6 bilhões de euros (US$ 7,5 bilhões) em recursos da UE destinados à ajuda militar à Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira a ⁠chefe da política externa da UE, Kaja Kallas.

O ‌dinheiro virá do Fundo Europeu para a Paz, um fundo utilizado pelos países ‌membros da UE para financiar ‌ajuda militar a países fora do ⁠bloco. Ele também reembolsa os governos da UE pela ajuda militar que prestaram.

Dos recursos liberados, 900 milhões de euros serão destinados à missão de assistência militar da UE à ‌Ucrânia e 1 bilhão de euros financiará novas ‌aquisições conjuntas ⁠de equipamentos, ⁠disse Kallas em uma postagem no X.

Ela acrescentou que ⁠os 4,7 bilhões ‌de euros restantes ‌serão destinados ao reembolso dos Estados membros, alguns dos quais já afirmaram que canalizariam sua parcela para a Ucrânia.

"Essa é uma ⁠boa notícia para a Ucrânia e uma má notícia para a Rússia", disse Kallas. "Os ataques híbridos de Moscou tentam intimidar a Europa para que ‌reduza seu apoio à Ucrânia. A Europa está fazendo o contrário."

Os recursos destinados à ⁠Ucrânia ficaram retidos no fundo por meses, inicialmente bloqueados pelo governo húngaro anterior, liderado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, que mantém relações amigáveis com a Rússia.

Não ficou claro exatamente qual parte dos recursos a serem liberados sob o acordo de sexta-feira beneficiaria diretamente a Ucrânia. Caberá a cada governo da UE decidir quanto de seus reembolsos será destinado a nova ajuda militar para Kiev.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra