PUBLICIDADE

Mundo

Bolsonaro diz em reunião que dará valor que Mercosul merece

Presidente brasileiro se reuniu com o líder de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

2 jan 2019 - 16h33
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira em reunião bilateral com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai valorizar o Mercosul.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, os presidentes trataram do acordo Mercosul-União Europeia durante o encontro em Brasília.

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa
02/01/2019
REUTERS/Ricardo Moraes
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa 02/01/2019 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

Bolsonaro afirmou, segundo resumo da reunião divulgado pelo Planalto, que o Brasil dará o valor que o Mercosul merece, diferentemente do que vem sendo noticiado. Para o presidente, isso passa pela eliminação de questões ideológicas e da retomada da vocação comercial do bloco econômico.

O presidente já disse em outras ocasiões ser mais favorável a negociações bilaterais do que a engajamentos em grupos multilaterais, como no caso do Mercosul.

Na terça-feira, dia da posse de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o presidente sabe da importância do Mercosul para o Brasil e que eventuais dificuldades com o bloco sul-americano serão tratadas pelo Ministério das Relações Exteriores.

Na reunião desta manhã com Rebelo de Sousa, Bolsonaro garantiu ainda que seu governo ampliará o bilateralismo e fortalecerá a amizade e o comércio com Portugal, ampliando também a cooperação em áreas como educação, inovação e turismo.

Veja também:

No discurso de posse, Bolsonaro pede apoio para reconstruir o país:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade