PUBLICIDADE

Mundo

Blinken visita Afeganistão para debater retirada de tropas

Série de encontros ocorre após anúncio de saída após 20 anos

15 abr 2021 - 11h20
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, chegou nesta quinta-feira (15) ao Afeganistão onde fará uma série de encontros oficiais para debater a retirada das tropas norte-americanas do país após 20 anos.

"Quero demonstrar com a minha visita o contínuo compromisso dos Estados Unidos na relação com a República Islâmica e com o povo afegão. A parceria está mudando, mas ela será duradoura", disse Blinken após se reunir com o presidente Ashraf Ghani.

O mandatário destacou que "respeita a decisão" e que o governo está "ajustando" suas prioridades no momento.

A visita ocorre um dia depois de Joe Biden anunciar formalmente a retirada das tropas norte-americanas do território afegão.

Apesar do acordo firmado pelo então presidente Donald Trump prever a saída total até 4 de maio, o democrata anunciou que o processo será finalizado até 11 de setembro.

O simbolismo da data não é por acaso. O ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono em 2001 foram o que impulsionaram o início da guerra sob a presidência de George W. Bush em um ataque direto contra os extremistas da Al-Qaeda. No entanto, como havia classificado Trump, essa se tornou uma "guerra eterna".

Cerca de 2,5 mil soldados retornarão aos EUA até a data estipulada, além de quase 10 mil militares internacionais de mais de 30 países. A guerra no Afeganistão deixou mais de 100 mil afegãos mortos ou feridos e matou 2,3 mil soldados. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade