Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão horas após terremoto
Ondas de tsunami de quase 1,5 metro foram registradas no Japão; ainda não está claro o motivo do encalhe das baleias
Quatro baleias foram encontradas encalhadas na costa do Japão após um tsunami gerado por um terremoto de magnitude 8,8 na Rússia, mas a relação entre os eventos ainda é incerta.
Quatro baleias foram vistas encalhadas na costa de Tateyama, no Japão, após o tsunami que atingiu o país provocado por um terremoto de magnitude 8,8 registrado na Rússia nesta quarta-feira, 30 (noite de terça-feira, 29, no Brasil).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens dos animais foram exibidas por emissoras japonesas. As baleias aparecem deitadas a poucos metros umas das outras na praia. Alguns especialistas ouvidos pelo Daily Mail dizem que as baleias podem ter ficado presas após o terremoto, mas outros descartam uma suposta relação. Ainda não está claro qual foi o motivo do encalhe.
Due to the tsunami in Japan, four whales were washed ashore near the city of Tateyama in Chiba Prefecture in eastern Honshu Island, according to NHK. pic.twitter.com/3Nz4G2fPpQ
— Visegrád 24 (@visegrad24) July 30, 2025
JUST IN: At least 4 whales have washed up along the coast of Japan, hours after 8.8 earthquake pic.twitter.com/t9siMZDHFS
— BNO News Live (@BNODesk) July 30, 2025
Nesta quarta-feira, ondas do tsunami atingiram diferentes regiões da ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Antes, o governo já havia emitido um alerta de evacuação para toda a costa do Pacífico japonês.
De acordo com a TV japonesa NHK, as primeiras ondas avançaram sobre os distritos de Nemuro e Hamanaka, além do porto de Kushiro. O alerta se estende até a prefeitura de Wakayama, a centenas de quilômetros ao sul.
Três ondas foram registradas no país, sendo a maior de 1,3 metro, disseram as autoridades. O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, afirmou que até agora não havia relatos de feridos ou danos, nem irregularidades em usinas nucleares.
6º terremoto mais forte registrado
O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o leste da Rússia foi o mais forte desde 2011, que ocorreu no Japão, e o sexto de maior magnitude já registrado em todo o mundo, conforme dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto provocou tsunamis e gerou ordens de evacuação no Estado americano do Havaí, no Japão e em países latino-americanos que têm costa no Pacífico.
Na Rússia, o terremoto danificou edifícios na remota península russa de Kamchatka, inundaram parcialmente um porto, arrastaram embarcações e colapsaram a fachada de um jardim de infância. Várias pessoas ficaram feridas e procuraram atendimento médico, mas nenhum caso grave ou morte foi relatado.
Em Severo-Kurilsk, nas ilhas Curilas, ao sul de Kamchatka, ondas de tsunami chegaram a até cinco metros, informou a agência russa RIA.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor foi raso, com profundidade de 19,3 quilômetros, e teve epicentro a 119 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade russa de 165 mil habitantes.
Alarmes de tsunami também soaram nos Estados Unidos, na Indonésia, México, Guatemala, Equador, Peru e Chile. *(Com informações da DW).
