Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão horas após terremoto

Ondas de tsunami de quase 1,5 metro foram registradas no Japão; ainda não está claro o motivo do encalhe das baleias

30 jul 2025 - 11h21
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Quatro baleias foram encontradas encalhadas na costa do Japão após um tsunami gerado por um terremoto de magnitude 8,8 na Rússia, mas a relação entre os eventos ainda é incerta.
Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão horas após terremoto
Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão horas após terremoto
Foto: Reprodução/X/@visegrad24

Quatro baleias foram vistas encalhadas na costa de Tateyama, no Japão, após o tsunami que atingiu o país provocado por um terremoto de magnitude 8,8 registrado na Rússia nesta quarta-feira, 30 (noite de terça-feira, 29, no Brasil).

Imagens dos animais foram exibidas por emissoras japonesas. As baleias aparecem deitadas a poucos metros umas das outras na praia. Alguns especialistas ouvidos pelo Daily Mail dizem que as baleias podem ter ficado presas após o terremoto, mas outros descartam uma suposta relação. Ainda não está claro qual foi o motivo do encalhe.

Nesta quarta-feira, ondas do tsunami atingiram diferentes regiões da ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Antes, o governo já havia emitido um alerta de evacuação para toda a costa do Pacífico japonês. 

De acordo com a TV japonesa NHK, as primeiras ondas avançaram sobre os distritos de Nemuro e Hamanaka, além do porto de Kushiro. O alerta se estende até a prefeitura de Wakayama, a centenas de quilômetros ao sul. 

Três ondas foram registradas no país, sendo a maior de 1,3 metro, disseram as autoridades. O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, afirmou que até agora não havia relatos de feridos ou danos, nem irregularidades em usinas nucleares.

Vídeo mostra sino de igreja tocando durante tremor de terra na Rússia :

6º terremoto mais forte registrado

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o leste da Rússia foi o mais forte desde 2011, que ocorreu no Japão, e o sexto de maior magnitude já registrado em todo o mundo, conforme dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto provocou tsunamis e gerou ordens de evacuação no Estado americano do Havaí, no Japão e em países latino-americanos que têm costa no Pacífico.

Na Rússia, o terremoto danificou edifícios na remota península russa de Kamchatka, inundaram parcialmente um porto, arrastaram embarcações e colapsaram a fachada de um jardim de infância. Várias pessoas ficaram feridas e procuraram atendimento médico, mas nenhum caso grave ou morte foi relatado.

Em Severo-Kurilsk, nas ilhas Curilas, ao sul de Kamchatka, ondas de tsunami chegaram a até cinco metros, informou a agência russa RIA.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor foi raso, com profundidade de 19,3 quilômetros, e teve epicentro a 119 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade russa de 165 mil habitantes.

Alarmes de tsunami também soaram nos Estados Unidos, na Indonésia, México, Guatemala, Equador, Peru e Chile*(Com informações da DW).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade