Ataque com faca e spray deixa ao menos 14 feridos no Japão
Ao menos 14 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (26) em um ataque com faca dentro de uma fábrica no centro do Japão. Durante a agressão, um líquido não identificado também foi pulverizado em direção às vítimas.
O ataque ocorreu na cidade de Mishima, na região de Shizuoka, em uma usina da Yokohama Rubber Company, especializada na fabricação de pneus para caminhões e ônibus.
Por volta das 16h30 do horário local (4h30 em Brasília) os serviços de emergência receberam uma ligação com a denúncia de que "cinco ou seis pessoas haviam sido esfaqueadas" e que também havia sido utilizado um "líquido em aerossol" contra as vítimas.
Segundo Tomoharu Sugiyama, comandante do departamento de bombeiros de Mishima, 14 pessoas foram socorridas pelos serviços de emergência. Entre as vítimas, ao menos seis seguem hospitalizadas, mas a gravidade dos ferimentos não foi informada.
No total, 11 ambulâncias foram mobilizadas para prestar atendimento aos feridos. Segundo a agência de notícias NHK, todos estavam conscientes quando foram socorridos.
A imprensa japonesa indica que um suspeito foi detido na posse de uma arma branca e usando uma máscara de gás. Ele afirmou à polícia que tem 38 anos e teria uma conexão com a fábrica onde perpetrou o ataque. O homem foi detido sob a acusação de tentativa de homicídio.
Violência no Japão
Crimes violentos são relativamente raros no Japão, que tem uma baixa taxa de homicídios e algumas das leis de armas mais rígidas do mundo. No entanto, ocasionalmente ocorrem ataques com facas e disparos, como o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em 2022.
Em outubro, um japonês foi condenado à morte por uma série de tiros e esfaqueamentos que mataram quatro pessoas, entre elas dois policiais, em 2023.
(RFI com agências)