PUBLICIDADE

Mundo

Assad alerta sobre possibilidade de choque com forças dos EUA na Síria e reage a Trump

31 mai 2018 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos deveriam aprender a lição do Iraque e deixar a Síria, disse o presidente sírio, Bashar al-Assad, em uma entrevista, respondendo à descrição que o presidente dos EUA, Donald Trump, fez dele como um animal ao dizer que "o que você diz é o que você é".

O presidente sírio, Bashar al-Assad, durante entrevista com jornal grego em Damasco, na Síria
10/05/2018
Sana/Divulgação via Reuters
O presidente sírio, Bashar al-Assad, durante entrevista com jornal grego em Damasco, na Síria 10/05/2018 Sana/Divulgação via Reuters
Foto: Reuters

Na entrevista à RT, a emissora estatal internacional da Rússia, Assad aventou a possibilidade de um conflito com as forças dos EUA caso elas não deixem a Síria. Ele prometeu recuperar os territórios onde as tropas norte-americanas se mobilizaram - seja por meio de negociações com os aliados sírios de Washington, seja pela força.

Assad, que tem apoio da Rússia e do Irã, parece militarmente inatacável na guerra que já matou aproximadamente meio milhão de pessoas, deslocou cerca de 6 milhões e levou outras 5 milhões a buscarem refúgio no exterior.

Depois de recuperar várias áreas do país, Assad agora controla a maior parte da Síria, mas ainda existem regiões fora de seu controle nas fronteiras com Iraque, Jordânia e Turquia.

Estas incluem grandes partes do norte e do leste onde forças especiais dos EUA se posicionaram durante o confronto com o Estado Islâmico, apoiando as Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês) de maioria curda.

Assad disse que o governo havia "começado agora a abrir portas para negociações" com as SDF, cujo principal componente, a milícia curda YPG, vem evitando um conflito com Damasco na guerra.

"Esta é a primeira opção. Senão, recorreremos... à liberação destas áreas à força. Não temos qualquer outra opção, com os americanos ou sem os americanos", disse. "Os americanos deveriam partir, de alguma maneira partirão".

"Eles foram para o Iraque sem base legal, e veja o que aconteceu com eles. Eles têm que aprender a lição. O Iraque não é exceção, e a Síria não é exceção. As pessoas não aceitarão mais estrangeiros nesta região", disse.

A invasão do Iraque liderada por Washington, que derrubou Saddam Hussein em 2003, desencadeou uma insurgência que durou anos.

Em abril Trump disse querer retirar os soldados de seu país do solo sírio relativamente rápido, mas também expressou o desejo de deixar "uma marca forte e duradoura".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade