Vulcão Rinjani entra em erupção na Indonésia e 400 turistas ficam presos
As equipes de resgate da Indonésia se mobilizaram nesta quarta-feira para evacuar cerca de 400 turistas da encosta do vulcão Rinjani, um popular destino de caminhadas situado na ilha de Lombok, que ontem entrou em erupção.
O porta-voz da agência nacional de Prevenção de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, indicou que segundo os registros do parque nacional 333 turistas são estrangeiros, enquanto outros 56 são indonésios, em comunicado recolhido pelo jornal "Kompas".
O monte Barujari, que faz parte da caldeira do Rinjani, emitiu uma coluna de fumaça de 2 mil metros ao entrar em erupção ontem à tarde, o que levou às autoridades a isolar e evacuar a zona em um raio de 3 quilômetros ao redor da cratera.
O Rinjani, o segundo vulcão mais alto da Indonésia com 3.726 metros de altura, atrai todos os ano milhares de turistas que realizam a excursão de três dias até o cimo do monte, que contém um lago em sua caldeira.
As autoridades indonésias emitiram em outubro do ano passado o estado de alerta ao vulcão, depois que o mesmo entrou em erupção e obrigou a evacuação de mais de mil pessoas entre turistas e residentes.
Durante o último ano, o Rinjani entrou várias vezes em erupção e emitiu colunas de fumaça e cinza que obrigaram a fechar o aeroporto de Lombok e a suspender vários voos no da vizinha ilha de Bali.
Esta última erupção causou ontem atrasos de várias horas em voos entre Austrália e Bali das companhias Virgin, Jetstar e Tigerair, que hoje começaram a retomar a atividade habitual, segundo informaram as companhias aéreas em comunicados.EFE
jcp/ff