Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Sobrevivente das duas bombas atômicas morre aos 93 no Japão

6 jan 2010 - 09h57
(atualizado às 12h18)
Compartilhar

A única pessoa oficialmente reconhecida como sobrevivente das duas bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos sobre o Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e em Nagasaki, morreu aos 93 anos, de câncer no estômago.

Em foto de juho de 2009, Tsutomu Yamaguchi fala sobre a bomba atômica de Nagasaki
Em foto de juho de 2009, Tsutomu Yamaguchi fala sobre a bomba atômica de Nagasaki
Foto: AP

Tsutomu Yamaguchi estava em uma viagem de negócios em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 quando a cidade foi bombardeada.

Cerca de 140 mil pessoas foram mortas, muitas instantaneamente, enquanto outras milhares ficaram gravemente feridas.

Yamaguchi sofreu queimaduras graves, mas conseguiu no dia seguinte retornar à sua casa, na cidade de Nagasaki.

Ele estava lá no dia 9 de agosto quando a cidade também foi bombardeada pelos Estados Unidos. Cerca de 70 mil morreram, mas Yamaguchi sobreviveu novamente.

Reconhecimento oficial

Acredita-se que um pequeno número de japoneses tenha sobrevivido a ambos os bombardeios, mas Yamaguchi era o único sobrevivente das duas bombas oficialmente reconhecido pelo governo japonês.

Por muito tempo as autoridades se recusaram a reconhecê-lo como sobrevivente duplo, alegando que isso não afetaria os pagamentos de compensação que ele recebia, mas acabaram cedendo no ano passado.

Yamaguchi se tornou conhecido no Japão por suas frequentes palestras sobre os horrores da guerra e como ativista pelo desarmamento nuclear.

O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, lamentou a morte de Yamaguchi e afirmou que "um excelente contador de histórias" desapareceu.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra