Presidente da Mongólia supera lutador aposentado e é reeleito
O presidente da Mongólia, Tsakhiagiin Elbegdorj, foi proclamado nesta quinta-feira o vencedor das eleições presidenciais do país, ao obter 50,2% dos votos, segundo os dados da Comissão Eleitoral divulgados em seu site.
Elbegdorj, do Partido Democrata da Mongólia (PDM) e no comando do país desde 2009, se impôs sobre seu principal adversário, o campeão de luta livre aposentado Badmaanyambuugiin Bat-Erdene, do Partido do Povo Mongol (PPM, formação que dirigiu o país entre 1921 e 1996), que obteve 41,5% dos votos.
A terceira adversária, Natsag Udval (Partido Revolucionário do Povo Mongol, PRPM), a primeira mulher a se candidatar à Presidência do país, obteve somente 8,3% dos votos.
O partido de Elbegdorj, de 50 anos, também venceu as eleições legislativas de 2012, mas sem maioria absoluta, por isso o PDM governa com uma coalizão.
Os principais desafios da Presidência são manter o crescimento econômico do país, que em 2011 superou 17%, e combiná-lo com uma gestão adequada de seus recursos minerais, principal sustento da economia mongol.