PUBLICIDADE

Ásia

Onda de calor na Índia causa 432 mortes nos últimos dias

Maioria dos mortos "estavam expostos ao calor enquanto trabalhavam"; regiões tiveram até 48 graus Celsius

25 mai 2015 - 06h53
(atualizado às 07h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Onda de calor na Índia causou quase 500 mortes nos últimos dias
Onda de calor na Índia causou quase 500 mortes nos últimos dias
Foto: Channi Anand / AP

Pelo menos 432 pessoas morreram desde quarta-feira nos estados de Telangana e Andhra Pradesh, no sudeste indiano, por causa de uma onda de calor que levou os termômetros na região até os 48 graus Celsius, disseram fontes oficiais nesta segunda-feira. 

Porta-vozes dos departamentos regionais de Gestão de Desastres situaram o número de mortos em Andhra Pradesh em 246 e em Telangana em 186.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo Tulsi Rani, do departamento de Gestão de Desastres de Andhra Pradesh, a maioria dos mortos eram maiores de 50 anos, advertindo que as previsões são que as altas temperaturas continuem durante os próximos três ou quatro dias.

O diretor do centro meteorológico de Hyderabad, capital compartilhada desses dois Estados, explicou ao jornal local Hindustan Times que a onda de calor que afeta a região desde a quarta-feira se deve à confluência de um "ar seco" do noroeste e uma área de pressão atmosférica relativamente baixa no leste.

Milhares vão às ruas na Índia contra estupro de freira:

Um representante do governo de Telangana, B.R. Meena, assinalou ao Indian Express que a maioria dos mortos "estavam expostos ao calor enquanto trabalhavam" e que "a desidratação e o calor causaram as mortes".

Por sua vez, o governo de Andhra Pradesh assegurou ao mesmo jornal que os mais afetados pela onda de calor são "idosos, pessoas que fazem trabalhos por um dia, mendigos e os sem-teto".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade