PUBLICIDADE

Ásia

Milhares de pessoas viajam para lembrar vítimas do tsunami no Japão

11 mar 2012 - 01h54
(atualizado às 14h47)
Compartilhar

Milhares de pessoas se reuniram neste domingo em Ishinomaki, uma das cidades mais afetadas pelo tsunami que arrasou o nordeste do Japão, para lembrar com ramos de flores e oferendas os mais de 19 mil mortos e desaparecidos que o desastre causou há um ano.

Veja o especial de um ano do terremoto no Japão

Um total de 3.735 pessoas perdeu a vida neste município litorâneo, onde os recém chegados enchiam a principal via comercial, que apesar de estar completamente restaurada depois da tragédia viu fechar a metade de suas lojas no último ano.

Após vários dias com céu coberto e temperaturas que roçavam zero grau, a inesperada chegada do bom tempo animou os moradores e voluntários que ainda trabalham na reconstrução a passear pelas avenidas.

O emblemático santuário xintoísta de Hiyoriyama, em uma das colinas da cidade, ensaiava desde o começo da manhã os cânticos e oferendas que serão feitas durante os atos de homenagem, que serão seguidos da iluminação do centro do município com velas ao anoitecer.

"Iremos à cerimônia realizada no porto", comentaram Kotaro Otsuka e Naoaki Matsuo, dois recém-formados que chegaram no sábado para ajudar como voluntários nos trabalhos de remoção de escombros que ainda são necessários.

Só em Ishinomaki serão realizados sete atos oficiais, o principal no centro de eventos Big Bang, onde foram instaladas telas gigantes para uma cerimônia que começa às 14h30 (horário local, 2h30 de Brasília) e na qual se espera que participem em torno de 2 mil pessoas.

O recinto foi decorado com 9 mil cravos e outras 25,6 mil flores recebidas de todo o Japão para o ato, que contará com a atuação de um coro e discursos de representantes de empresas locais e do prefeito, Hiroshi Kameyama.

Após um minuto de silêncio na hora exata do terremoto, falarão vários sobreviventes da tragédia, entre eles o representante das famílias do município que perderam alguém na catástrofe, Harumasa Tanokura.

Os eventos e memoriais se repetirão em toda a faixa nordeste do país, enquanto em Tóquio haverá uma cerimônia oficial na qual participará o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, e o imperador, Akihito.

A tragédia que castigou o Japão há um ano deixou 15.854 mortos e 3.167 desaparecidos, segundo os últimos números oficiais, e abriu em Fukushima a pior crise nuclear nos últimos 25 anos.

Familiares oram por avó morta após o terremoto que atingiu a cidade de Ishinomaki
Familiares oram por avó morta após o terremoto que atingiu a cidade de Ishinomaki
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade