PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Coreia do Norte responsabiliza Seul por cancelamento de negociações

13 jun 2013 - 10h43
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte responsabilizou a Coreia do Sul pela anulação das negociações de alto nível que deveriam ser realizadas entre os dois vizinhos e advertiu que isto destrói as perspectivas de um diálogo.

"Desde o início, o Sul não tinha a intenção de estabelecer um diálogo", declarou um porta-voz do Comitê norte-coreano para a reunificação pacífica da Coreia, que se ocupa das relações entre os dois países.

"Simplesmente tentou criar obstáculos, atrasar (as negociações) e depois fazê-las fracassar", acrescentou em um comunicado publicado pela agência oficial KCNA. Também acusou Seul de "obstrução arrogante" e de "perturbação deliberada".

"Esta atitude ordinária, imoral e provocadora nos leva a nos perguntar mais uma vez sobre a possibilidade de realizar negociações sérias, de melhorar as relações ainda que seja lançado no futuro um diálogo oficial", afirmou o porta-voz.

Uma delegação norte-coreana deveria ter cruzado a fronteira na manhã da quarta-feira com destino a um hotel da capital sul-coreana para realizar negociações, que teriam sido as primeiras em seis anos em nível ministerial. Mas o encontro foi cancelado na noite de terça-feira.

Os dois países não conseguiram entrar em acordo sobre a composição das delegações. A Coreia do Norte afirmou que o chefe da delegação sul-coreana "criava problemas", segundo um responsável governamental sul-coreano que pediu o anonimato.

A Coreia do Sul classificou de "distorcida" a explicação do Norte sobre o cancelamento do encontro. "O governo manterá aberta a porta do diálogo e espera que o Norte se sente à mesa (de negociações) com sinceridade e responsabilidade", afirma o ministério sul-coreano da Unificação em um comunicado.

Esta anulação repentina coloca em evidência a dificuldade de estabelecer uma relação de confiança na península, dividida há seis décadas, afirmam os analistas.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade